Sobral de São Miguel. Bem, Sobral de São Miguel é Serra da Estrela, em todo o seu esplendor. É vento na cara, é aquele frio que aquece a alma, é verde imponente e são cheiros. Visitei esta aldeia na Primavera e os seus cheiros entram-nos na pele. Confesso-me fã do cheiro selvagem, e ao mesmo tempo doce, das estevas. Em redor de Sobral de São Miguel, o cheiro das estevas são a banda sonora silenciosa deste lugar, aquela que nos faz sonhar.

No momento, a aldeia tem cerca 400 habitantes. No inicio do séc. XX eram mais do dobro. Acredito que no inicio dos seus tempos eram muitos mais. A aldeia origem romana, ligada às rotas de sal. Facto muito curioso dada a distância para o mar e as salinas, e também o percurso sinuoso que tal rota certamente apresentava no troço de Sobral de São Miguel. 

Ficou logo prometida a próxima visita. Sim, na próxima Primavera para mais uma boa dose cheiro de esteva.

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019