Serra da Lousã. Um tesouro, que para muitos é um segredo, que esconde ouro sob forma de paisagens, cheiros e formas. É uma lugar onde é obrigatório sonhar e ver além daquilo que o nosso olhar alcança. Um lugar mágico e tão simples de alcançar. Tão simples que parece perfeito.

Fauna e flora, castelos e lendas, aldeias de xisto e pessoas encatadoras. Elementos chave do elenco da Serra da Lousã. Faz parte de um tridente de respeito composto pelas Serras da Estrela, Açor e Lousã, chamado de Cordilheira Central. Tem o seu ponto mais alto na altitude 1205m e é composta por 6 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria.

Aqui o os quilómetros transformam-se em momentos, o vento em memórias, e as flores em cheiros. Não é lugar para se viver depressa. Também não é lugar para se viver sozinho. Apesar toda a imponência dos terrenos desnivelados e da densidade da floresta, associo este lugar a família, a partilha e à construção de raízes profundas entre o homem e natureza. Talvez, nestes contrastes se consiga fazer um paralelo e chamar a este lugar de refúgio. Um refúgio onde a vida acontece, nos seus elementos essenciais, tão raros nos agitados dias de hoje.

 

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019