Aldeia de Martim Branco. Pertence à freguesia de Almaceda, concelho de Castelo Branco. Os últimos censos indicaram como 27, os habitantes de Martim Branco. Acredito que sejam 27 pessoas especiais, pois a Aldeia é muito bonita. Pertence ao grupo restrito das Aldeias do Xisto.

Esta aldeia é como um doce, daqueles nos conforta e nos faz sorrir. Tal como as suas companheiras, Aldeias do Xisto, o impacto positivo é imediato. Pode parece ser gracioso à sua volta, começando pela ribeira do Almaceda, que me parece ser o ponto chave para o povoamento deste lugar. Visitei esta aldeia nas primeiras horas da manhã, de um dia bonito de primavera. É maravilhoso o cheiro a natureza e tranquilidade que este lugar emana. Sente-se. Tal como o conjunto de casa alinhados do Xisto Sentido, projecto de turismo implementado na aldeia, formando uma espécie de mini bairro dentro da aldeia. Em comum com Xisto Sentido, também existe outro projecto interessante na aldeia, a Casa de Artes e Ofícios, dando um lado de criatividade e sustentabilidade ao turismo de aldeia.

É aldeia do xisto localizada mais a Este, talvez por isso, uma das que menos surgem nos roteiros. Portanto, uma espécie de segredo à espera de ser desfrutado.

  

coordenadas: 39.946508, -7.626319

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019