Coordenada 0,0. Centro Geodésico de Portugal. Fica perto de Vila Rei, num lugar chamado Picoto da Melriça. Pisar este lugar significa estar no centro de Portugal. Diz muito a este projeto, como acto simbólico e retrato. É este ponto e lugar, tão simples, que dá nome a uma região imensa. Tem que ser especial.

Vila de Rei é geneticamente Beira Interior. Comem-se maranhos (arroz com carne de cabra e hortelã, envolvido em bucho de cabra), é região de pinhal e tem ar de serra. Atualmente faz parte da sub-região do Médio Tejo (que compõe este tema/mês). Um dos mais interessantes pontos ou atrações deste território é a passagem do rio Zêzere sob forma de albufeira (de Castelo de Bode), pelas suas terras, influenciando, claramente e culturalmente, as suas gentes. Em volta da albufeira, é uma espécie de paraíso verde esmeralda (as cores da água), feito de paisagens deslumbrantes, pequenos paraísos e uma tranquilidade sem fim. Gosto muito.

Voltando ao ponto coordenada 0,0. É um lugar onde o horizonte não termina. Num dia de céu limpo, além das pequenas aldeias embrulhadas no meio do pinhel, consegue-se avistar a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, localizada a uma centena de quilómetros do lugar que marca o centro do país. Junto ao marco (edificado há mais de 200 anos) que simboliza a importância do seu significado, e da paisagem adjacente, ainda existe um pequeno e simpático museu, que esclarece as dúvidas centrais sobre o ponto que marca o centro.

Não sei se conscientemente ou inconscientemente, este lugar significa para mim equilíbrio. Uma espécie de centralidade que aproxima e atrai. Talvez seja, também, a melhor definição para toda a região centro.

 

 

coordenadas: 39.694503, -8.129637

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS    CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019