Sou Caminho de Santiago addicted (daqueles viciados confessos 😉 ). Vou, volto e não vejo a hora de voltar. Hoje partilho 8 curiosidades sobre o Caminho. Sim, com mítica concha do Caminho incluída. Apesar das palavras serem importantes, não há nada como ir lá cheirar, tocar e viver o Caminho. 

#SANTIAGO MAIOR

São Tiago, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Que, segundo a lenda, teve o seu corpo transportado e sepultado em Compostela, hoje Santiago de Compostela, em honra a Santiago. Sobre o seu túmulo foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela. E, foi assim que tudo começou. Tornado-se Santiago de Compostela, um dos principais locais de peregrinação cristã na idade Média, apenas superado por Roma e Jerusalém. Existem vários Caminhos de (para) Santiago, dependendo do ponto de partida. Coloco “existem” no Presente do Indicativo, porque na verdade muitos dos caminhos utilizados pelos peregrinos do passado, são utilizados (e cada vez mais) pelos peregrinos do presente.

rembrandt_apostel_jacobusoudere_grt

#DIÁRIO DE UM MAGO

Livro do prestigiado escritor brasileiro Paulo Coelho. O livro conta a peregrinação do autor pelo Caminho Francês de Santiago. Remonta a 1987, numa altura em que o Caminho estava numa fase de “adormecimento”, sem o destaque e número de peregrinos que tem nos dias de hoje. Recomendado.

9789722525732

#CONCHA (VIEIRA)

É um símbolo do Caminho de Santiago. Quase todos os peregrinos a transportam. E porquê uma concha (de vieira)? Bem, existem inúmeras teorias, daquelas que cumprem a máxima “quem conta um conto, acrescenta um ponto” 😉 . Vão desde lendas marítimas, sobre o transporte do corpo de Santiago em um barco mágico (com protecção da vieira), até à própria forma da Concha, cujos os seus “canais” em relevo, na sua face exterior, começam em pontos diferentes e terminam no mesmo ponto, simbolizando vários caminhos até Santiago. Existem mais 1000. Hoje em dia, é uma espécie de amuleto para (quase) todos os peregrinos. Pode ser comprada em quase todos os albergues e lojas de souvenirs ao longo do caminho.

Concha

#PEREGRINOS DE 2015

Segundo a Oficina del Peregrino, onde recolhemos A Compostela (certificado com fizemos pelo menos 100km de Caminho) em Santiago de Compostela, em 2015:

  • Percorreram o Caminho (um dos caminhos) 262.515 peregrinos;
  • 90% fez o Caminho a pé;
  • 38% fê-lo unicamente por motivos religiosos;
  • 5% eram portugueses;
  • 12% começaram a sua caminhada em Saint Jean Pied de Port, ou seja, fizeram 800km para chegar a Santiago.

Peregrino_Turismo-Santiago-de-Compostela

#CAMINHOS DE SANTIAGO

Existem inúmeras hipóteses de caminhos. Até existe a hipótese de fazer o Caminho para (e não de) Santiago, e para isso posso começar na porta da minha casa (é o meu caminho histórico). Mas focando nos mais históricos caminhos, que são:

  • Caminho Francês (interior Norte de Espanha)
  • Caminho Português
  • Caminho do Norte (Norte de Espanha)
  • Caminho Primitivo (liga as Astúrias a Santiago)
  • Caminho Inglês (caminho feito pelos ingleses na idade Média, que desembarcavam na Corunha e seguiam a pé para Santiago)
  • Via da Prata (liga Sevilha a Santiago)

Mapa_Caminos

#VIA LÁCTEA

Outro dos símbolos do Caminho. Segundo a lenda, a Via Láctea foi criada pela poeira provocada pela caminhada do peregrinos. Esta é a minha favorita, mas a mais comum, é que a Via Láctea indica o caminho para Santiago, nas caminhadas noturnas.

capa13

#THE WAY

O mais conhecido filme sobre o Caminho de Santiago, protagonizado por Martin Sheen (o tal do Apocalypse  Now, um dos meus favoritos). Recomendado a todos os peregrinos.

thewayscore

#CEBREIRO

Um dos lugares mais “mediáticos” do Caminho de Santiago. Está situado a 1300m de altitude e muitas histórias para contar. A mais celebre refere com Cebreiro como possível local onde estará o cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia. Associado ao mistério do Santo Graal, e perseguido por muitos, desde o Rei Arthur até ao Tom Hanks no Código da Vinci. 😉 



AS HISTÓRIAS DAS MINHAS VIAGENS PELO CAMINHO DE SANTIAGO

#CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO

#FIZ O CAMINHO DE SANTIAGO COM A MINHA MÃE



INSTAGRAM



PARTILHA

Comentários

comments