Castelo da Lousã. Castelo embrenhado na paisagem e localizado a cerca de 2km da vila que lhe dá nome. A meia luz parece uma espécie de castelo fantasma digno de um qualquer filme de fantasia, onde a magia acontece. Com mais ou menos magia, com mais ou menos imaginação, acredito que muitas histórias reais, dignas de um filme de fantasia, se tenham passado por aqui.

Também conhecido como Castelo de Arouce, localizado perto do rio Arouce e antiga povoação de Arouce. Dizem, ou melhor, a lenda diz que quem construiu este castelo de alvenaria de xisto foi um chefe mouro de nome Arunce. Que, segundo a lenda, na época de domínio romano, foi expulso de Conimbriga  fixando-se no coração da Serra da Lousã, dando o seu nome à povoação e ao castelo edificado por si. No castelo guardara dois tesouros, um em moedas e outro humano, a sua filha e princesa de nome Peralta (nome ainda muito visto na região). 

Uma pérola da floresta. 

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019