Aldeia de Casal Novo. Construída na encosta de um imenso vale da Serra da Lousã. Da sua eira, que também funciona como miradouro, facilmente se avista a vila da Lousã e o Castelo da Lousã (também ele perdido na serra). É das Aldeias de Xisto, do grupo “Serra da Lousã”.

Casal Novo fica localizada bem perto da icónica aldeia do Talasnal. Como está construída numa encosta, quem na estrada segue a caminho do Talasnal, até pode nem a ver ou não existir a percepção que ali, em baixo, está uma aldeia. Penso que apenas existe uma casa ao nível da estrada, toda a restante aldeia está, quase vertiginosamente, alinhada em pequenos socalcos da serra, com acesso através de um longo conjunto de degraus. Faz bem ao coração viver no ponto mais baixo da aldeia. Subir e descer a escadaria da aldeia, conta como exercício físico. Só não consigo imaginar é como fazem com as botijas de gás (não acredito que existe gás natural por ali). 

Relacionada com a construção num lugar inóspito, a aldeia confunde-se com a serra e a com a sua vegetação verde e densa. A tranquilidade respira-se na aldeia com uma facilidade reconfortante.

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019