Aldeia de Casal de São Simão. Pertence à freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos. Um lugar idílico onde o quartzito, que ilustra as suas casas, parece engolido pela montanha. Talvez, como tantos outros, cheguei até Casal de São Simão depois de ter conhecimento as imponentes Fragas de São Simão. O nível de estupefação e entusiasmo manteve-se.

O Portugal de uma forma geral, a região centro de uma forma particular, as região das aldeias do xisto de uma forma ainda mais particular, têm pérolas que nos fazem corar de orgulho. É difícil ficar indiferente, é difícil não associar lugares como este a lugares que só existem nas narrativas dos contos de fadas. Talvez a inspiração de tantos consagrados venha mesmo de lugares como este. Até vou mais longe, não me admiraria nada que um escritor consagrado anunciasse que “inventou” o mundo encanto do seu livro de fantasia, sentado num socalco do Casal de São Simão, num dia de neblina, assim a olhar para crista da montanha de pedra que dá origem a todo o vale das Fragas de São Simão.

Casal de São Simão é um velho conhecido para mim. Já caminhei muitas vezes pela sua (quase) única rua, já comi muitas vezes no saboroso restaurante Varanda do Casal, já admirei muitas vezes o seu fontanário e a sua ermida, já muitas vezes molhei os pés e abri a boca de espanto nas Fragas de São Simão. Ainda não me cansei. A cada visita o desejo da próxima visita exponencialmente de velocidade. Já disse que lugares como este são magnéticos? Não? Pois é verdade, são magnéticos. Que o diga a comunidade dos não naturais ou recém aldeões, que ali assentaram arraiais. Acredito que muitos chegaram de lugares distantes. Acredito que alguns chegaram de cidades gigantes. Acredito que todos estão felizes com a mudança. Esta coisa da liberdade, da natureza e do mundo equilibrado, faz sentido. Cada vez mais. Cada vez, para muitos mais.  

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019