Algarve, Hotels, Travel

Dormir (literalmente) na Ria Formosa: Barco Casa

Existem hotéis com uma localização muito boa, com vistas deslumbrantes sobre mar (gosto muito). Depois existe o Barco Casa, que não só aproxima as distâncias para o mar (está literalmente em cima dele, barco? lembram-se?), quando chegou a hora de escolher o mar, para a sua localização, escolheu a Ria Formosa (existe lá coisa mais bonita!?), e depois ainda quis ir mais longe, quando chegou a hora que escolher o local da Ria, escolheu tão somente a (provavelmente e minha favorita) praia mais bonita da Ria, a lindíssima e quase deserta praia da Barra Velha. (acho que já não era preciso escrever mais 😉 )

Normalmente (e não só nas viagens) digo que não gosto de surpresas, talvez com medo de apanhar uma negativa, e assim jogo pelo seguro. Mas depois quando, meio sem querer, somos (eu a minha companheira de guerra) surpreendidos desta maneira, que ainda hoje recordo com um sorriso o (as coisas boas) que senti ao entrar neste “hotel” (é muito mais do um sítio para dormir), quase que me faz voltar atrás na minha palavra e querer muitas surpresas.

Bem, vamos lá voltar ao inicio da história, este Barco Casa é o mais recente (“abriu portas” em Junho) projeto da Passeios Ria Formosa, empresa que transporta a malta (de barco) para as praias mais bonitas da Ria Formosa e também proporciona experiências fantásticas, como por exemplo observar Cavalos Marinhos. Pegaram num barco velho e transformaram-no num barco casa, com uma cama de casal, casa de banho, mini cozinha e um pequeno quarto (ideal para quem leva os filhos), isto no interior, no exterior, uma plataforma de acesso à água (ideal para mergulhos), um espaço lounge (o meu favorito), com uns sofás e mesa de apoio, e um solário. Tudo isto, com uma decoração simples, mas de muito bom gosto. Em relação à localização (já desvendei quase tudo), fica em plena Ria Formosa (sim, mesmo no meio da Ria, as uns 100 metros de distância da praia), junto à praia da Barra Velha. O acesso ao Barco Casa é feito através de um barco-taxi, com partida do cais da Fuseta (cerca de 5 minutos). O Barco Casa ainda tem um pequeno barco a remos, ideal para conhecer as praias mais próximas (são 100 metros, não é ir ao fim do Mundo a remar 😉 ).

Nos ficamos apenas uma noite no Barco Casa. Chegamos por volta das 16h e ficamos até às 12h do dia seguinte (o barco-taxi volta, para levar para terra). Completamente sozinhos na Ria Formosa e sem barcos a andar de um lado para o outro. Deu para mergulhar (tem mascaras e tubos de snorkeling) muito junto ao Barco-Casa, só aqui é que tivemos companhia, polvos, cavalos marinhos, chocos, búzios e peixes de várias qualidades, tornaram a nossa experiência menos solitária (não que isso seja mau, muito pelo contrário) e mais gratificante.

Quando veio até mim aquele pensamento comum: “nada pode melhor isto!”, não é que a Passeios Ria Formosa (e em especial o Tiago Almeida, que tão bem nos recebeu), tinha preparado um jantar especial para nós!? No frigorifico estava à nossa espera uma bela mariscada (sapateira, camarão, buzios e perceves), que a juntar a um pôr-do-sol magnifico, elevou a nossa experiência para um patamar de excelência, daquelas que deixam saudades à bruta. Apesar de me sentir especial, a Mariscada pode ser encomendada para todos os que ficam no Barco Casa, assim como outras coisas boas, como churrasco de peixe ou sushi.

Enfim, quando chegou às 12h do dia seguinte, utilizando uma linguagem náutica, foi-me difícil “abandonar o barco” 🙂 . Criei uma conexão gigante com este Barco Casa, que tem como lema (gravado no barco): “simples é perfeito”. E não é que é mesmo perfeito! 😉

 

CONTACTOS


Passeios Ria Formosa

Algarve, Portugal
Urbanização Atalaia Mar Lote M2.1
Bias do Sul, 8700-129 Moncarapacho

Tlm.: (+351) 962 156 922 / (+351) 961 189 857
E-mail: moc.a1484905674somro1484905674f-air1484905674-soie1484905674ssap@1484905674savre1484905674ser1484905674

Comentários

comments

Previous Post Next Post

também vai gostar