A Ria de Aveiro ou Foz do Vouga, é o nome do estuário do Rio Vouga, contendo no seu entorno, Aveiro, Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Estarreja, Ovar, Murtosa,Vagos e Mira. A Ria é algo a que podemos apelidar de um perfeito acidente geográfico da costa portuguesa, resultante do recuo do mar. A produção de sal, usando técnicas milenares já foi uma parte bastante significativa da economia de Aveiro e embora hoje tenha uma menor importância, é ainda uma das atividades mais tradicionais e simbólicas da cidade. 

Lugar de grande potencial para a prática de inúmeros desportos náuticos, é também ao nível de potencial turístico que a Ria mais se destaca. Os famosos moliceiros, são provavelmente o postal mais característico desta cidade e proporcionam aos visitantes um passeio pelos 4 canais urbanos da Ria. 

A Ria de Aveiro é um cartão de visita que dispensa grandes apresentações e um símbolo na identidade desta região que tem o privilégio de a ter tão perto. 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019