Os ovos moles não só o doce característico de Aveiro, são um dos símbolos que estarão eternamente associados a esta cidade e a perdição da grande maioria dos seus visitantes. A sua fórmula e confeção original é da responsabilidade das freiras de vários conventos que existiram na cidade até ao século XIX, nomeadamente o Mosteiros de Jesus de Aveiro. 

Outra das particularidades dos ovos moles é serem colocados tradicionalmente em pequenas barricas de madeira, pintadas com os famosos moliceiros e com outros temas icónicos da cidade. Os ovos moles foram o primeiro produto nacional de doçaria, a obter a distinção por parte da União Europeia de denominação de Indicação Geográfica Protegida, reforçando a história e o valor destes doces de origem conventual. 

Uma imagem que lhes está também associada é a venda dos ovos moles na paragem dos comboios da estação de Aveiro, por mulheres vestidas com trajes regionais. A verdade é que quem já os provou não lhes resiste, e torna-se assim evidente compreender o porquê de haverem sido nomeados, na obra de “Os Maias” Eça de Queiroz. 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019