Manteigas, a vila que fica no coração da Serra da Estrela.

Chegar à Covilhã, seguir as placas que indicam “Serra da Estrela”, subir e ativar o modo “paisagem belíssima”. Passar pelo antigo sanatório e começar a sentir a altitude, passar pelas Penhas da Saúde e começar a sentir a serra. Depois começam a aparecer as primeiras lagoas e o início de uma paisagem mais crua. Virar à direita para Manteigas. Início de uma floresta de pinheiro, com aquele cheiro constante a terra molhada. Mesmo como o frio da serra, abrir o vidro do carro é obrigatório. Curva e contra curva numa rápida descida. Acaba a paisagem apertada da floresta e abre-se um mundo chamado Vale Glaciar. começamos a descida para o vale, com uma paisagem de cortar a respiração. O nosso coração acelera com a adrenalina de um lugar tão único. No lado esquerdo está o Covão d’Ametade, ponto número um do Rio Zêzere, que vai correr ao nosso lado pela estrada do vale. Percorrer a estrada do vale sem pressa. É um lugar lindíssimo. Depois, antes da última curva aparece Manteigas. A vila que fica no coração da Serra da Estrela.

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.