Existe um linha de comboio que é muito mais do que ligar ao ponto A ao ponto B. Fica na região centro de Portugal e liga o Entroncamento à Guarda. Chama-se Linha da Beira Baixa.

O início da história desta linha começa em 1891, ligando Abrantes à Covilhã (nem sequer existia o Entroncamento). Entre novas estações e estações desativadas, esta linha permanece viva, com vontade de atingir um estatuto de imortalidade. Na verdade com as histórias que tem para contar, será fácil atingir a imortalização através das memórias. Mesmo que desapareçam os comboios, as suas irão ser contadas. Basta imaginar como era o interior do país há 100 anos e perceber a importância desta linha para a mobilidade de pessoas e bens. E depois, o percurso é lindo. Basta enunciar o troço entre o Castelo de Almourol e Vila Velha de Rodão, sempre junto ao rio Tejo, para ganhar uma dose de épico. É tipo filme. O embalar clássico do comboio e uma paisagem belíssima a acompanhar. Vale, só pela experiência.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019