Igreja da Atalaia. Freguesia do concelho de Vila Nova da Barquinha, uma das mais bonitas e especiais igrejas da região. A avaliação como bonita, acho que consegue alcance de qualquer olhar. O que a torna especial e diferente? Bem, acho que é aí que está o ouro de toda esta questão.

Foi construída em 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção e erguida com traço do mestre João de Castilho, considerado com um dos grandes arquitetos do séc. XVI, com intervenção em património como o Mosteiro dos Jerónimos, Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça ou Mosteiro da Batalha. Já conseguem perceber porque é tão especial esta igreja? Os meus olhos brilham, cada vez que a vejo. 

E porque um mestre como João de Castilho está envolvido num projeto de uma igreja de uma pequena povoação? Claramente pela proximidade com o Convento de Cristo e de outro património edificado importante, como o Castelo de Almourol e Quinta da Cardiga. 

Do lado de dentro da igreja, os pormenores também são muitos, com destaque para obra do mestre escultor João de Ruão, o programa ornamental ao romano. 

Sem dúvida, para visitar e lançar um olhar mais atento. Esta obra merece.

 

 

coordenadas: 39.483071, -8.450014

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS    CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019