Duarte de Armas. Escudeiro da Casa Real no reinado de D. Manuel I. Foi incumbido pelo Rei a realizar uma viagem pelas fortificações do reino que estariam localizadas junto à fronteira da vizinha (e inimiga) Espanha (na altura Castela), com a intenção de verificar (e registar…na altura, desenhar) o seu estado de conservação. O que hoje seria uma tarefa com um grau de complexidade quase nulo, em 1509, este desejo do Rei, transformou-se numa viagem épica, com 7 meses de duração, entre Castro Marim e Caminha, feita a cavalo, somente na companhia de um criado (este teve de ir a pé). Desta viagem resultou uma obra, com 2 volumes, onde Duarte desenhou 56 fortificações em pormenor, com panorâmicas das aldeias acasteladas e plantas dos castelos.

Lembro-me perfeitamente do dia em que ouvi, pela primeira vez, o nome de Duarte de Armas (e a história da sua viagem). Os meus olhos brilharam de entusiasmo e, de imediato, fiz uma viagem ao passado na companhia deste desconhecido viajante português. Sem saber que Duarte existia, viajei por muitos dos caminhos que ele cavalgou e visitei muitos dos castelos que ele desenhou. Senti uma empatia imediata. Para além da bela obra que Duarte deixou, reveladora do seu olhar, pouco mais se sabe sobre esta personagem romântica (para mim, quem faz uma viagem destas tem que ser romântico) da história de Portugal. Esta falha ou omissão da história, de mais informação sobre quem foi Duarte e como foi a sua épica viagem, permite-me construí-la e imaginar as aventuras que ele viveu. Vivemos com 500 anos de diferença, mas se coabitássemos na mesma era, acho que teríamos sido amigos.

Duarte d’Armas retratou 13 castelos da região Centro na sua obra. Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Segura, Salvaterra do Extremo, Penha Garcia, Monsanto, Penamacor, Sabugal, Vilar Maior, Castelo Mendo, Castelo Bom, Almeida e Castelo Rodrigo.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019