Aldeia de Cerdeira. Localizada algures no coração da Serra da Lousã. O “algures” deveria ser, sempre, a coordenada indicada para chegar a um lugar como a Cerdeira. Esta aldeia é um tesouro, todo o tesouro que se preze deve ter um mapa, todo o tesouro deve ser difícil de alcançar, nenhum tesouro deve ter um número com dezenas de dígitos, que depois de vislumbrado, se faz o chamado “copy & paste” num qualquer google maps desta vida. Recordo-me perfeitamente a primeira vez que os meus olhos se cruzaram com esta aldeia/tesouro. Cheguei a pé, por um trilho esguio e de vegetação densa. Não estava à espera de ver algo assim. Senti-me a entrar dentro de um universo paralelo onde fantasia reina. Nem o facto de ter saído um humano e mortal, como eu, de uma das portas de uma das casinhas da aldeia, baixou o meu entusiasmo. Juro-vos, o lugar é tão idílico que se tive saído, da mesma porta, um hobbit (sim, tipo o Frodo) eu não estranharia.

Este lugar com ar de lugar mágico, além do transporte imediato para um reino de fantasia, que nos faz sonhar e sentir uma tranquilidade imensa, também é um lugar de arte e criatividade. Acredito que inspiração, para a criação de arte, não seja um problema. Hoje a aldeia já se confunde com o projeto Cerdeira – Home for Creativity, idealizado pelos criativos Kerstin Thomas e Bernard Langer, que em 1988 sentiram o vibrar deste lugar mágico e não mais dali sairam. Começaram por reconstruir algumas casas, até fazerem delas alojamento foi um longo passo, ligarem o alojamento à aldeia e à criatividade, foi um passo natural. Hoje, além de alojamento, é uma escola de artes e ofícios, com workshops de calendário permanente, de pintura, escrita, carpintaria ou cerâmica. Onde homem, a natureza e a pedra, atingem uma comunhão quase perfeita. 

Para voltar, sempre. Todos o minutos, nesta aldeia, são momentos preciosos.

 

 

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS   

CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019