retratos do centro de portugal

as ruínas de conímbriga

Localizada a menos de 15 km de Coimbra, Conímbriga está classificada como Monumento Nacional e é um dos mais extensos e diversificados lugares arqueológicos em Portugal. Segundo evidências arqueológicas, a história desta povoação remonta à Idade do Cobre, tendo sido habitada pelo menos entre o século IX a.C e os séculos VII-VIII da nossa era, embora seja colocada a possibilidade de ter existido ainda antes. 

Esta antiga povoação que atingiu o seu auge durante o Império Romano, é um daqueles lugares que fornece doses industriais de alimento à nossa imaginação. Não criar personagens e histórias para todos aqueles espaços, desde o Fórum ao Domus, das Termas até aos incríveis detalhes das várias Casas, torna-se numa missão impossível. As ruínas de Conímbriga são como um daqueles postais antigos, daqueles em tons de sépia, que guardamos religiosamente dentro de um dos nossos livros favoritos. 

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This