No topo da vila de Ourém existe um castelo. Um castelo bonito, edificado no cimo de uma colina, com traço carismático, muitas histórias para contar e um pequena vila muralhada que surge como pequena surpresa para quem visita o castelo. É muitas vezes considerado com um dos mais bonitos castelos de Portugal. Tenho que concordar.

Foi ocupado por cristãos, romanos, visigodos e muçulmanos, mas não foi em batalha que quase cedeu. Levou um primeiro abalo com o terramoto de 1755 e, mais tarde, sofreu um abalo diferente, feito pelo saqueamento destrutivo das tropas napoleônicas. Tanto o castelo como a sua vila medieval, com vista privilegiada para a serra (uma paisagem belíssima), são feitos de pormenores deliciosos que invadem os sentidos e proporcionam viagens no tempo imediatas. A igreja, o Paço dos Condes, o Pelourinho ou os torreões de estilo veneziano (no retrato), são atrativos mais que suficientes para iluminar qualquer visita.

Daqueles lugares que é, sempre, paragem obrigatória. Mais que não seja para um retrato. 

 

 

coordenadas: 39.641791, -8.591703

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS    CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019