Castelo de Bode. Um lugar que se confunde com uma barragem e uma barragem que se confunde com uma albufeira. Uma coisa é certa, para o território envolvido na palavra Castelo de Bode, existe uma vida antes e depois da barragem.

A barragem está edificada nos limites dos concelhos de Abrantes e Tomar. A “aldeia da barragem” de nome Castelo do Bode, fica do lado de Tomar. A albufeira, além de Abrantes e Tomar, ainda embeleza os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Ferreira do Zêzere. Para mim, que sou de Abrantes, a albufeira é, sem grandes dúvidas, um dos lugares mais bonitos da minha terra. O Zêzere é um rio icônico, bonito em toda a sua viagem, mas que ganha especial esplendor nesta albufeira de água cor verde esmeralda. As aldeias das suas arribas além de nova vida, tem nova cor, quase como se nunca tivessem vivido separadas desta albufeira. Um caso de encaixe perfeito com quase todas elas, deste Dornes até a “minha” Matagosa.  

Hoje, além da beleza, a albufeira também deu ao território inúmeras praias fluviais, como Aldeia do Mato, Fontes, Fernandaires, Montes ou Alverangel. Sou cliente assíduo de muitas delas. Também deu miradouros que proporcionam imagens que se fixam na nossa memória, como Fontes, Matagosa, Dornes ou qualquer vista do chamado Lago Azul. Também deu hotéis e restaurantes, mergulhos e pescarias. Hoje também uma espécie de paraíso de desportos náuticos, com o wakeboard à cabeça, mas também passando pela canoagem, windsurf e SUP.

Para mim, relacionado com o tudo o que descrevi, é acima de tudo um orgulho, levar qualquer amigo meu a um dos muitos topos de vale da albufeira e poder dizer-lhe: “esta é a minha praia”.

 

 

coordenadas: 39.543360, -8.317780

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

HOME    HISTÓRIAS

AUTOR    PRESS    CONTACTOS

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019