O fim de semana foi passado na Casa Modesta. Um espaço de Turismo Rural, que mistura com suavidade a ruralidade com o contemporâneo, com vista para o Mar e para a Ria Formosa. Sim, isto é uma mistura explosiva.

Localizado na aldeia de Quatrim do Sul, bem pertinho de Olhão, Algarve (sim, o Algarve das praias e do Verão). Confesso que foi uma experiência nova visitar e viajar pelo Algarve em tempo de frio, chuva e vento. Confesso que gostei. Foi quase como ver um quadro bonito. Sem distrações à volta, dá ver melhor a coisa. Embora, confesso que gosto de fazer uns mergulhos e sentir o Sol a queimar e, desta vez deixei o fato de banho em casa. É um experiência diferente. O mesmo lugar visto de uma diferente perspectiva.

Voltando à Casa Modesta, fica bem no meio de Quatrim do Sul (foi difícil alinhar o GPS para lá), a cerca de 300m da Ria Formosa, com vista para a ilha da Armona. São dois edifícios, com linhas minimalistas, onde o branco é rei e senhor. No total tem 8 quartos, 4 por edifício. Ainda tem uma piscina ecológica e uma horta que abastece as refeições da Casa. Esta era a casa do avô dos actuais proprietários. O que leva às coisas feitas com o coração, a um extremo, sendo a Casa Modesta mais do 4 paredes, mais do que um negócio, é uma história familiar, na minha opinião, bem contada.

Fomos (eu e Liliana) (muito bem) recebidos pelo Carlos, um dos netos (os outros também têm ligação ao projeto, a irmã, arquiteta, desenhou a Casa, e outro irmão fisioterapeuta, relaxa o pessoal, com massagens). A avó também pode ser vista pela casa, é ela quem faz os cozinhados, os mais tradicionais, sendo difícil oferta mais genuína (têm de marcar antecipadamente). Ah, quase que me esquecia, o Pai dos donos da casa (os irmãos) é quem cuida da horta e a Mãe faz as compotas e bolos. Esta malta leva o tema “negócio de família” a sério. 😉

Calhou-nos em sorte um dos quartos do edifício principal. Como fica no primeiro andar, de quase todos os pontos do quarto temos vista Mar. O interior do quarto segue a linha do exterior, contemporâneo com pormenores que nos levam ao passado. Todos os quartos têm um espaço exterior, onde é possível desfrutar o Mar e as Estrelas (como estava muito frio e vento, Inverno, lembram-se, esta experiência teve de ficar para outro dia).

Estava a correr bem durante a experiência Casa Modesta e, quando pensamos que a nossa viagem está a atingir a velocidade cruzeiro ao nível de coisas boas, eis que, tal como um cupido que nos atinge com uma flecha, o pequeno almoço foi amor à primeira vista. Talvez o ponto mais alto (ajudou eu já ser “cliente” antigo da Ria Formosa e ter vivido aquelas paisagens imensas vezes) do fim de semana.

PARA FAZER 


Visita às ilhas da Fuzeta e Armona – praias quase desertas de areal extenso, parecem-vos bem? Estão em frente à Casa Modesta!  É possível aceder a elas através de barco, a partir de  Fuseta (ilha da Fuzeta, gosto do trocadilho de s por z) e de Olhão (ilha da Armona).

Home Cooking – nem precisam sair de casa. Na Casa Modesta podem ter um chef privado a cozinhar para vocês. Uma opção mais tradicional, a Avó a cozinhar. Uma opção mais contemporânea, com Algarve Cooking a assumir o controlo. Nas duas opções os produtos locais, são reis. Nota: ouvi falar numa feijoada de atum (sim, só ouvi falar 😉 ), que ainda hoje me deixa ansioso.

Workshops Casa Modesta –  vão desde pinturas de cal a fazer cestos para figos. Mais uma vez a ligação à tradição. Existe um calendário para estes workshops. Enviem um email à Casa Modesta, para saberem mais sobre o este (importante) assunto. (contacto esta lá em baixo)

Visitar o Mercado de Olhão – experiência que merece ser vivida. Peixes, marisco e gritos com fartura. Uma experiência tipicamente portuguesa.

Ver o pôr do sol em Cacela Velha – fica a cerca de 25km da Casa Modesta. É um dos meus lugares favoritos (sim, contando com todos lugares que existem).

PARA COMER


Fialho – restaurante em frente à Ria Formosa. Do melhor que existe para peixe e marisco. 

Casa do Polvo Tasquinha – fica em Santa Luzia, bem perto de Tavira. Dizem que Santa Luzia é capital do Polvo. Sendo para mim, a Casa do Polvo o melhor restaurante de Santa Luzia, agora imaginem como é comer Polvo lá. 

7i meio Wine Bar – mesmo em frente ao Mercado de Olhão. Esqueçam peixe e marisco (pelo menos da forma tradicional). Aqui é mais tapas e petiscos. Boa decoração, bom ambiente e música folk rock. Para mim é um grande nice.

CONTACTOS


Casa Modesta

Quatrim do Sul, 8700-128
Olhão, Algarve – Portugal
+351 964 738 824

IMG_5621_Fotor

IMG_5636_Fotor

IMG_5616_Fotor

IMG_5679_Fotor

IMG_5681_Fotor