Itália, Toscânia, Chianti, Chianti Clássico, vinho, vinha, Gaiole di Chianti….Borgo Casa al Vento. Esta associação de palavras, serve para dizer que este hotel (equivalente aos nossos Turismo em Espaço Rural), fica em Gaiole di Chianti, no interior da região do Chianti Clássico (coração da Toscânia), região do mais conhecido vinho italiano e, não conseguem adivinhar o que este hotel faz para além de bem receber pessoas? Fácil! Faz vinho. O tal do Chianti Clássico.

Mais até que um Turismo em Espaço Rural, é um Agroturismo, é uma quinta de vinhos que recebe pessoas. Estivemos lá (eu a Liliana) em Março de 2016, bem no finalzinho do Inverno. Assim que chegamos somos recebidos a falar português, por uma italiana (que já viveu em Portugal), que trabalha no hotel. Sentir em casa em Itália? Check! 😉 

Talvez pela ligação ao vinho ser forte por aqui, talvez pelo facto de o hotel fazer vinho e associar a isso uma tradição familiar ou, talvez porque as pessoas são mesmo assim, sente-se uma enorme paixão pelas suas terras, pelo vinho, pela sua casa, pela sua cultura. Como eu, com a minha terra, com o meu vinho, casa, com a minha cultura, sou igual, falo com o coração ao pé da boca, senti uma empatia enorme com este espaço, mas sobretudo com esta gente. Era isto que esperava encontrar numa Toscânia terra de vinhos e fiquei muito feliz por ter conseguido.

Mais do que ficar num quarto (neste caso, casa) de hotel, senti-me como se tivesse chegado a casa de amigos. E quando isso acontece, para mim, é perfeito.

Bebemos do tal Chianti Clássico, produção da Casa al Vento (bom material!), relaxámos com um banho de vinho (sim, um banho de vinho!), passeamos pelas vinhas, falámos das diferenças entre vinhos dos dois países, chamei as pessoas pelos seus nomes (gosto muito e torna a coisa real), o Francesco Gioffreda (dono), a Martina (a italiana que falava português), a Beatrice (recepção) e o Francesco Villa (enólogo). No final do dia, no recolher ao quarto, adormecer com a lareira acessa (um ponto positivo por viajar no Inverno, não dá para fazer no Verão) e com silêncio campestre do lado fora e, depois acordar, espreguiçar na rua e sentir o cheiro da terra molhada, com toda aquela paisagem e envolvimento, é ouro.

cantina_Fotor

_98A1142_Fotor

camera1_Fotor

29-01-2016_12-03-33_vasca

XH4V3368_Fotor

21-12-2015_15-54-39_panorama

CONTATOS


Site: www.borgocasaalvento.com

Facebook: Borgo Casa al Vento

Email: info@borgocasaalvento.com