Bem, vou arriscar tudo e eleger as 10 praias mais bonitas de Portugal. Ou seja, aquelas que para mim são as mais bonitas. Esta coisa de “uma coisa ser mais bonita que outra”, é sempre muito relativo e que é bonito para um, pode não ser para outro (também não acredito que alguém diga que alguma destas praias é feia 🙂 ). Mas mesmo assim vou arriscar. Aliás, até vou ficar contente se existir discussão e malta a dizer: “Espera lá!! Nem uma dessas escolhia para o meu Top 10!!”. Portugal é um país pequeno, mas imensamente rico, com costa deslumbrante (e diversa, e nem estou a meter as ilhas ao barulho!) e com muita praia bonita por onde escolher.

Espero que gostem e que não se fiquem pela versão online da minha lista. Vão lá!! Mergulhar, contemplar e cheirar. Cada vez mais, me convenço que vivo num pequeno pedaço de paraíso, vejam só estas praias!! (sem qualquer ordem de importância, são todas número 1 😉 )

 

»PRAIA DE CACELA VELHA, Algarve

Praia de Cacela Velha, em pleno Parque Natural da Ria Formosa (um dos meus lugares favoritos!). É apenas acessível de barco ou em maré baixa (caso fiquem mais de meio dia, vão ter voltar de barco). Em 2015, foi eleita pela revista Traveler como uma das melhores do Mundo.

Kataplana hunter

Fortaleza de Cacela Velha - Portugal

 

»PRAIA DA AMÁLIA, Costa Vicentina

Já foi uma espécie de segredo, em que para chegar lá, tinha que se fazer uma espécie de “caça ao tesouro”. Hoje em dia é quase ponto de paragem obrigatória para quem anda pela belíssima Costa Vicentina. Como o nome indica, esta foi em tempos a praia privada da cantora Amália Rodrigues, cujo acesso apenas podia ser feito através de sua casa. Junta uma certa dose de misticismo a uma beleza absolutamente incrível.

Ultimo olhar

Praia da Amália

 

»PORTINHO DA ARRÁBIDA, Serra da Arrábida

Uma espécie de caribe português (de água fria 😉 ). Areia branca, água cristalina e a muito bonita serra nas “nossas costas”. Cenário de filme, puro charme da Arrábida. Existem praias muito bonitas (Galapos, Coelhos ou Figueirinha) nesta zona, algumas de difícil acesso, mas que vale a pena explorar.

And the paradise so near by

Late afternoon in Portinho!

 

»ILHÉU DE VILA FRANCA, São Miguel – Açores

Localizado na lindíssima Ilha de São Miguel, pequeno pedaço do paraíso chamado Açores. Pequena ilha vulcânica, que dista cerca de 500m da costa (da povoação de Vila Franca). Em tempo de Verão, existem ligações regulares para o ilhéu. Outra coisa, Red Bull Cliff Diving (mergulhos para a água de rochas muito altas) diz-vos alguma coisa? É aqui a edição açoreana.

Vila Franca do Campo São Miguel The Azores Portugal 16th August 2013

Ilheu de Vila Franca do Campo

 

»ALGAR DO BENAGIL, Algarve

Fica no concelho de Lagoa e acesso apenas é possível via mar (ou seja, só vale ir de barco ou de canoa). Uma autêntica pérola da Natureza. 

Benagil Algar, Algarve, Portugal

Algar

 

»PRAIA DO MOLEDO, Caminha

Mais a norte é difícil, por isso contem com vento e água gelada. Mas nada que a beleza da paisagem envolvente não supere (ou um fato neoprene e um pára-vento 😉 ).

Sosiego

Moledo #2

 

»Praia do Porto Santo, Madeira

Praia da Ilha de Porto Santo, Madeira. Apesar de a ilha ser pequena, a praia tem cerca de 9km de extensão. Uma espécie de paraíso bravio, de areia dourada, que o nosso país tem.

9 km like this

Porto Santo

 

»PRAIA DA SAMOQUEIRA, Costa Vicentina

Pequena praia, mas incrivelmente bela, junto a Porto Côvo. União quase perfeita entre mar, areia e rochedos. Dependo da maré, podem-se criar pequenos recantos selvagens, que julgamos apenas existirem em um filme de propaganda de uma qualquer ilha paradisíaca. Uma das que mais gosto.

Samoqueira

Praia da Samoqueira - Porto Covo

 

»PRAIA DA RIBEIRA DO CAVALO, Sesimbra

Difícil de chegar (para aumentar o suspense), mas depois de chegar, é ver uma espécie de paraíso. Facilmente, figura numa lista das mais bonitas praias do Mundo. Orgulho nacional.

Sem título

Praia da Ribeira do Cavalo

 

»PRAIA DA URSA, Sintra

Localizada em pleno Parque Natural Sintra-Cascais. Mais uma vez, o acesso é difícil e aconselho a levar sapatilhas em vez de chinelos. Depois do caminho difícil, mas de paisagem deslumbrante, surge mais um incrível produto nacional.

Black opium

summer mist at Praia da Ursa

 

Comentários

comments