“No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram terem visto “…uma senhora mais brilhante do que o Sol” sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.”

Este acontecimento, no dia 13 de Maio, mudou muito. Territórios, pessoas, crenças. Em pouco mais 100 anos, tanto mudou, que faz parecer 100 anos uma eternidade.

Este retrato representa a procissão das velas, que todos os anos, no dia 13 de Maio, se realiza em Fátima. Gosto de ir lá. Impossível não sentir aquele friozinho de arrepio e emoção. Não só na barriga, mas em todo o corpo.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019