Sabem aquele brilho nos olhos, que aparece quando falamos de algo que gostamos muito ou que sentimos um orgulho imenso? É isso que me acontece quando falo (ou escrevo) sobre o que Portugal tem para oferecer. Sobre a sua beleza natural e a riqueza cultural. Um imenso e sincero brilho nos olhos (sim, nos dois 😉 ).

Vou sugerir pequenos paraísos para visitar em 2017. (tenham em atenção que existem mais 1000, isto é só para abrir o apetite 😉 )

#FAIAL, PICO E SÃO JORGE

As ilhas do triângulo atlântico são do mais bonito que existe no Mundo. Se cada uma delas é super interessante individualmente, visitadas em conjunto foram um cocktail de coisas boas quase insuperável. A Caldeira do Faial, o Vulcão dos Capelinhos, as baleias, os golfinhos, as vinhas do Pico, a montanha do Pico, o atum e o queijo de São Jorge, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo ou a vista do Pico da Esperança, fazem parte de um longo menu de experiências belíssimas nestas três ilhas dos Açores.

#RIA FORMOSA

Acho que não é segredo para ninguém que adoro a Ria Formosa. Esse pequeno paraíso no Algarve, entre Cacela Velha e Faro. Praias do mais bonito que existe e comida (peixe e marisco, só de lembrar fico a salivar) do melhor, fazem deste lugar um dos meus destinos de eleição. Quanto mais vou, mais me apetece voltar. 

#GRANDE ROTA DO ZÊZERE

Para fazer a pé ou de bicicleta. Começa na nascente do Rio Zêzere junto ao lindíssimo Vale Glaciar e termina na bonita vila de Constância. Segue todo o trajeto do rio. Paisagens de cortar a respiração, aldeias do xisto, as cascatas do Penedo Furado, a vila “mágica” de Dornes ou um mergulho na albufeira de Castelo de Bode, vão fazer desta experiência, uma daquelas que perdura na memória.

#ALTO ALENTEJO

Gosta de comer bem e beber bom vinho? (epá, quem não gosta?) Então este é o lugar indicado para uma visita. Visitar uma herdade, beber um copo de vinho numa taberna ou comer umas migas com entrecosto, fazem-me suspirar compulsivamente. Dos meus lugares favoritos…e nem falei da paisagem da planície…nem da simpatia das pessoas. 

#DOURO

Seja de barco, de carro ou bicicleta, é sempre um viagem inesquecível. Entre o Porto e o Pocinho, junto ao rio Douro, existe um pequeno mundo encantado dentro de um país lindíssimo. Beber um vinho do Douro, numa herdade com vinha numa encosta do rio, é das experiências que toda gente deve viver pelo menos uma vez na vida.

#TRÁS-OS-MONTES

Este cantinho tanta vez esquecido, é uma riqueza e de uma grandiosidade, que certamente não passará indiferente ao mais viajado dos viajantes. A genuinidade das suas gentes, a imponência das paisagens junto ao rio Douro e claro, a inigualável Posta Mirandesa, estão no topo das experiências que esta região tem para oferecer.

@vortexmag

Comentários

comments