O que dizer sobre São Miguel? Um misto de uma genuinidade humilde, com uma grandiosidade abençoada. Tudo é tão belo por ali, tudo tão é natural, sem necessidade da mão, tal como um toque de midas, do homem. Senti um frio na barriga ao ver tamanha beleza e quando pensava que não existia mais belo, quase que por magia, atrás de uma enorme vegetação lá surgia o mais belo seguinte.

A uma incrível beleza natural, junta-se pessoas de uma generosidade extrema e comida de chorar por mais. Uma espécie de paraíso.

PARA VER E FAZER


Whale WatchingUma experiência incontornável para quem visita os Açores. Aconselho a Picos de Aventura. Nota importante: podem não ver baleias, mas golfinhos veem de certeza.

CanyoningUma ótima maneira de conhecer outro lado da ilha. Ribeira dos Caldeirões ou Salto do Cabrito, são muito muito bonitos e acessíveis a todos.

Praias – Praia de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, para quem gosta de surf. Praia do Fogo, em Ribeira Quente, ganha quem gosta de um cenário bonito. Ponta da Ferraria, em Ginetes, para quem gosta água quente.

Lagoas -Tema incontornável em São Miguel. É a imagem que toda a gente leva na cabeça antes ir, é a imagem que muita gente traz na cabeça depois de lá estar, porque realmente são lindíssimas. Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo e Lagoa das Furnas, são as mais conhecidas e provavelmente as mais bonitas.

Poça da Dona Beija – Uma espécie de SPA selvagem. Fica na localidade de Furnas (mesmo ao lado da lagoa). Também me falaram que é conhecida como Poça da Juventude e confesso que quando sai de lá, senti-me um bocadinho mais novo (ou com mais saúde). Um conjunto de tanques (ou poças), com muito bom aspecto e com água termal, com uma temperatura a rondar os 40º. Estive lá cerca de 45 minutos, a percorrer todas as poças (umas são mais quentes que outras).

DCIM124GOPRO

IMG_4183

PARA COMER


Forneria São Dinis – É um restaurante com super boa pinta, uma espaço moderno e gente simpática. Comi o bife da casa, muito bom, mas grande prémio vai para o atum braseado que comi como entrada (formidável, provavelmente o melhor prato que comi em São Miguel). Uma palavra especial para o Pedro Sá Pereira gerente do espaço, que nitidamente sabe o que faz.

A Tasca – É provavelmente o espaço mais concorrido de Ponta Delgada (sem reserva, é impossível), daqueles restaurantes que olhamos para ementa e nos apetece comer tudo. Recomendo as Lapas grelhadas e uma bifana de Atum (uma sandes de atum deliciosa).

Taberna Açor – Uma casa de Tapas, onde o prato principal não existe, existem sim tábuas principais, cheias de queijos, enchidos, frutas, compotas, cheias de coisas boas. Gente boa e comida boa. Um espaço para rir à mesa.

Ponta do Garajau – Mesmo ao lado do porto de pesca, em Ribeira Quente. É um restaurante onde o peixe é rei (provavelmente o melhor restaurante para comer peixe na ilha).

Associação Agricola – Obrigatório. Provavelmente o melhor bife de vaca que irão comer na vida.

IMG_3575

IMG_3813

PARA DORMIR


Furnas Boutique Hotel – É um bom hotel em qualquer parte do mundo. Todos os espaços são bastante agradáveis, o Lounge, a Mercearia, mas tenho de destacar a piscina termal interior (voltava para lá agora).

Santa Bárbara Eco Resort – Em Ribeira Grande. Com um belíssimo mar à porta do hotel. Muito giro.

Hostel 3/4 – Bem no centro de Ponta Delgada. Cumpre dois pontos que podem ser considerados importantes. É bom e barato.

maxresdefault

49974220

COMPRAS


Louvre Michaelense – Uma casa com mais de 100 anos de história. Outrora já vendeu produtos vindos de Paris para a alta sociedade micaelense, hoje é um espaço cheio de pinta, onde quase tudo é made in Açores. Vale a visita!

Chá Gorreana – Orgulho açoreano! Uma das poucas plantações de chá comercial da Europa, o que atesta São Miguel como destino tropical. É visita obrigatória. Fica no lado norte da ilha, tem umas paisagens lindíssimas e tem de deixar os clichés de lado e trazer como recordação umas amostras de chá da Gorreana. Vai sentir os Açores em sua casa. 

Mercado de Ponta Delgada – Para quase todos os lugares eu recomendo o mesmo. Tem de visitar o mercado diário lá do sitio. E Ponta Delgada não é excepção! O cheiro a ananás “inunda” o espaço. Pode lá encontrar de tudo um pouco.

12823526_1698528537082487_8175707292440471172_o

IMG_3893