Açores, Guides, Travel

O Meu Escritório na Ilha Terceira, pelo André Leonardo

André Leonardo. “Nomeado em 2016 como um dos “sete jovens que estão a transformar o mundo”, nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. Sempre muito irrequieto, demonstrou desde muito cedo a sua atitude e capacidade de iniciativa tendo iniciado o seu primeiro negócio aos 6 anos – venda de flores porta-a porta.

Inspirado em Fernão Magalhães deu a volta ao mundo em 2014 sozinho a relatar histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer com o objectivo de mostrar que é possível ir em frente e assim inspirar outras pessoas com todos estes casos reais. Passou por 23 países, percorreu mais de 126.000km e fê-lo também a promover Portugal, as empresas portuguesas e a Lisboa Startup City da qual é orgulhosamente o primeiro embaixador tendo participado em eventos, congressos e iniciativas variadas.

Lançou no final de 2015 o seu primeiro livro, “Faz Acontecer”, que conta já com mais de 2.000 exemplares vendidos e que inclui histórias reais de empreendedores dos quatro cantos do mundo.” in andreleonardo.com

13220634_1135767853140290_4665684102878547559_o

»PELO ANDRÉ LEONARDO


Sou Açoriano e terceirense de gema. Nasci no meio dos “cerrados” e de piscinas naturais incríveis. Entretanto já dei a volta ao mundo, passei pelos 5 continentes, mas, e acreditem, embora possa parecer suspeito, digo com toda a certeza que os Açores estão no TOP dos locais mais bonitos do mundo. Neste paraíso no meio do Atlântico podemos ver baleias, cidades históricas, paisagens deslumbrantes e um mar de perder de vista. É único.

A ilha Terceira fica localizada no grupo central, é conhecida por ser a “ilha lilás”, no entanto, prefiro que conheçam a ilha como nós Açorianos a chamamos: “um parque de diversões”. Nos Açores é normal referirem-se aos terceirenses como um povo muito festivo, que gosta e sabe receber quem nos visita. Por isso, ou talvez com isso, a Ilha Terceira tem para oferecer, para além de uma beleza impar, diversas atividades culturais e festivas que não podem passar esquecidas.

Na Ilha Terceira existem 2 cidades, a cidade de Angra do Heroísmo, considerada Património Mundial e a principal cidade da Ilha, e a cidade da Praia da Vitória.

Aconselho a que fiquem na Ilha pelo menos 3 dias inteiros (mínimo). Recomendo que aluguem carro pois sem ele será muito complicado verem tudo o que a Ilha tem para oferecer.

12144850_1005162646200812_4653636568925858942_n

»PARA FAZER


Visitar a Serra do Cume – Um dos meus locais preferidos. Uma paisagem deslumbrante.  Parece um tabuleiro de xadrez mas irregular, com diversos tons de verde e onde os muros de pedra e hortênsias recortam as pastagens. Vai tirar-vos o fôlego. Já lá fui centenas de vezes e todas as vezes que lá vou fico incrédulo. Obrigatório visitar.

Algar do Carvão – Se vos dissesse que podiam fazer uma viagem ao interior da Terra o que me diziam? E se vos disser que podem mesmo fazê-lo no único vulcão visitável do mundo que fica na Ilha Terceira e que tem o nome de “Algar do Carvão”? Passo a explicar… trata-se de uma chaminé vulcânica que não se encontra completamente obstruída. A sua cratera, ou seja, a “boca” do algar dá passagem a uma conduta vertical com cerca de 45 metros de desnível, seguida de uma rampa, constituída por um depósito de gravidade, e de um novo desnível na vertical que termina numa lagoa a cerca de 80 metros de profundidade relativamente à boca do algar. É lindo! Obrigatório.

Nota importante: durante o verão, o Algar do Carvão está aberto a todos os que queiram visitar, com visitas guiadas. Na época de inverno, as visitas estão sujeitas a marcação. Os bilhetes julgo que rondam os 5€.

Furnas do Enxofre – São a demonstração da força vulcânica que cá existe. Na paisagem vemos fumarolas que se traduzem num cheiro peculiar a enxofre. Um local a visitar e que fica próximo do “Algar do Carvão”.

Gruta do Natal – Trata-se de um túnel lávico cheio de corredores estreitos. Uma gruta que se transforma num local místico pelas diversas formas e cores que as paredes, o solo e o teto assumem. Se lá forem, vale a pena também visitar a “Laga do Negro”. Um local bonito a ir se existir tempo.

Miradouro do Facho – Visitem a cidade da Praia da Vitória e no final vão até este miradouro. Aqui há uma vista panorâmica incrível sobre toda a cidade. Obrigatório.

Angra do Heroísmo – Considerada pela UNESCO como cidade património mundial, é uma cidade única. Pitoresca. Nos séculos XVI e XVII, a cidade tornou-se um importante como porto de escala para os galeões espanhóis, carregados de riquezas vindas das “Américas”. Com todo o ouro, diamantes, porcelanas, especiarias e sedas armazenadas no porto de Angra, a ilha Terceira tornou-se um dos alvos preferidos dos piratas e corsários, oriundos dos países inimigos. A cidade reflete toda esta (e outras) história(s). Um passeio por todo o centro da cidade é obrigatório onde não pode faltar a visita à Igreja da Sé, Convento de São Francisco, Jardim Duque da Terceira (com ida ao ‘Alto da Memória’) e Pátio da Alfândega. Neste passeio almocem na “Tasca das Tias” e depois passem pela pastelaria “o Forno” para provareem as queijadas de “D. Amélia”.

Monte Brasil – Uma paisagem protegida que funciona como um parque natural da cidade, com plantas única se miradouros. Tem vistas únicas para a cidade de Angra do Heroísmo. Aqui fica também situado o Castelo de São João Batista, mandado construir por Filipe II de Espanha, e que é uma das mais imponentes fortalezas portuguesas dos séculos XVI. Obrigatório. Não obrigatório, mas recomendável, se tiverem tempo façam o trilho que percorre todo o Monte Brasil. Dura cerca de 2h30.

Trilho dos “Mistérios Negros”, “Lagoinha” e “Baias da Agualva” – Se gostam de caminhar e conhecer a natureza no seu estado mais puro, calcem as sapatilhas e façam estes 3 trilhos. Cada um deles dura cerca de 2h. Não precisam de estar em grande forma física para o fazerem. Se tiverem de optar, façam primeiro o trilho dos “Mistérios Negros”, depois “Lagoinha”, depois “Baias da Agualva”.

Zonas Balneares – Muitas e únicas. As minhas preferidas são a Silveira, Biscoitos, 5 Ribeiras e Porto Martins. Diria que estas são obrigatórias.

Festividades locais – Aqui na ilha existem diversas. As festas do “espirito santo” por toda a ilha, as touradas á corda, isto para além das festas da cidade de Angra do Heroísmo, as “Sanjoaninas” (final de Junho), e as festas da cidade da Praia da Vitória, “Festas da Praia” (inicio de Agosto).

7880955

                               Serra do Cume @olhares.sapo.pt

1

                                Algar do Carvão @www.cmah.pt

monte-brasil-jose-toste

                                Monte Brasil @sailingside.com

»PARA COMER


Adega S. Mateus – Tasca típica onde se encontram sobretudo população local. Local perfeito para se comer bom marisco (lapas, crácas e cavaco) e peixe.

Restaurante Beira-Mar – Tasca típica no porto de S. Mateus. Local de preferência de muitos turistas e excelente para se comer marisco e peixe.

Restaurante Caneta – Excelente local para comer carne. A espetada é do outro mundo.

Restaurante QB – Se tiver filhos, vai adorar este local pela envolvência. Recomendo o bife de atum.

Restaurante Ti Choa – Restaurante tradicional. Será o local para se comer morcela, linguiça ou alcatra.

Tasca das Tias – Restaurante moderno no centro da cidade. Serve bons petiscos.

Pastelaria “O Forno” – Uma das melhores pastelarias onde já estive. Recomendo as D. Amelias e cornucópias.

Queijo Vaquinha – Fábrica de queijo que tem um pequeno snack-bar. Excelente local para lanchar. Recomendo a sandes de pão levedo com queijo vaquinha. Será perfeito visitar este local depois de visitar a zona balnear das cinco ribeiras (fica muito perto)

Quinta dos Açores – Vista privilegiada sobre Angra. Têm gelados próprios, carne própria o que, num espaço bem decorado e simpático, se torna numa envolvência incrível. O espaço tem também uma lojinha com produtos típicos dos Açores.

88ce08610745f47d10d9e60ae64511d3

                                 Restaurante QB @www.allaboutportugal.pt

10455765_799432250075476_6265145838211798879_n

                                Tasca das Tias @aboaboca.blogspot.com

»PARA DORMIR


Pico da Vigia – Espaço recente de agroturismo com pequenas casas. Tem uma vista única. Perfeito para “relaxar”. 

Casa de Hospedes Isaías – Se pretender algo mais estilo hostel, mas de boa qualidade, recomendo esta casa de hospedes. Fica localizada numa zona próxima do centro e oferece uma relação preço-qualidade muito interessante.

big1458126691

                                Pico de Vigia @www.cmah.pt

»COMPRAS


Loja Basílio Simões – Loja localizada no centro de Angra do Heroísmo e que mantém a traça original do século 19 e é, por isso, um ponto de paragem obrigatória.

Quinta dos Açores – No mesmo espaço do restaurante, existe uma lojinha com produtos típicos dos Açores.

big1459253642

                                Loja Basílio Simões @www.cmah.pt

Comentários

comments

Previous Post Next Post

também vai gostar